Sobre Dados Abertos

Qual era o preço médio de uma casa no Reino Unido em 1935? Quando a população projetada da Índia superará a da China? Onde é possível ver arte financiada publicamente em Seattle? Dados para responder muitas, muitas perguntas como essas estão por aí na Internet em algum lugar - mas nem sempre é fácil encontrar.

Dados Abertos é um catálogo, dirigido pela comunidade, de conjuntos úteis de dados na Internet. Você pode colecionar links aqui para dados em toda a web para uso próprio ou de outros, ou pesquisar por dados que outros tiverem coletado. Dependendo do tipo de dado (e suas condições de uso), Dados Abertos pode também ter condições de guardar uma cópia dos dados ou hospedá-los num banco de dados, e providenciar ferramentas de visualização básicas.

Como funciona

Este sítio utiliza um potente software livre de catalogação de dados chamado CKAN, produzido e mantido pela Open Knowledge Foundation. Cada registro de 'conjunto de dados' no CKAN contém uma descrição dos dados e outras informações úteis, tais como em que formatos eles estão disponíveis, quem é o seu dono e se eles estão livremente disponíveis, e com quais assuntos ele se relaciona. Outros usuários podem melhorar ou acrescentar informações (o CKAN guarda um histórico totalmente versionado).

O CKAN é usado em alguns catálogos de dados na Internet. The Data Hub é um catálogo de dados abertos livremente editável, no estilo da Wikipédia. O governo do Reino Unido usa o CKAN no data.gov.uk, que atualmente lista 8.000 conjuntos de dados governamentais. Dados oficiais da maioria dos países europeus são listados no catálogo CKAN em publicdata.eu. Há uma lista abrangente de catálogos como esses no mundo em datacatalogs.org, o qual é, o próprio, impulsionado pelo CKAN.

Dados abertos e a Open Knowledge Foundation

A maior parte dos dados indexados em Dados Abertos é abertamente licenciado, o que significa que qualquer um é livre para utilizá-los ou reutilizá-los da maneira que desejar. Talvez alguém pegará aquele conjunto de dados legal que você achou sobre a arte pública de uma cidade, e adicioná-lo a um mapa turístico - ou mesmo fazer uma aplicação bacana para o seu telefone que irá ajudá-lo a encontrar obras de arte quando você visitar a cidade. Dados abertos significam mais ciência empreendedora e colaborativa e governos transparentes. Você pode ler mais sobre dados abertos no Manual de Dados Abertos.

A Open Knowledge Foundation é uma organização sem fins lucrativos que promove o conhecimento livre: produzir e melhorar o CKAN é uma das maneiras de fazê-lo. Se você quiser se envolver com o seu projeto ou código, junte-se às listas de e-mail de discussão ou desenvolvimento, ou dê uma olhada no sítio da OKFN para saber mais sobre os nossos outros projetos.